INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quinta-feira, 21 de abril de 2016

Mateus - Capítulo 2

1 Tendo Jesus nascido em Belém de Judá nos dias do rei Herodes, eis que uns magos vindos do oriente chegaram à Jerusalém,
2 dizendo: Onde está o rei dos judeus, que nasceu? Vimos a sua estrela no oriente e viemos adorá-lo.
3 Ouvindo-o Herodes, o rei, alarmou-se e toda Jerusalém com ele.
4 E reunindo todos os principais dos sacerdotes e escribas do povo, interrogou-os acerca de onde o Cristo teria nascido.
5 Disseram-lhe eles: Em Belém de Judá; pois assim está escrito através do profeta:
6 E tu, Belém de Judá, de maneira alguma és a menor entre as principais cidades de Judá, pois de ti sairá o guia a pastorear o meu povo de Israel.
7  Naquele tempo Herodes, secretamente, chamou os magos e inquiriu deles o tempo do surgimento da estrela,
8 e enviando-os para Belém, disse-lhes: Ide e investigai acuradamente acerca da criança, e, quando a encontrardes, relatai-o para mim, a fim de que eu vá adorá-la.
9 Tendo ouvido eles o rei, partiram; e eis que a estrela que haviam visto no oriente os precedia, até que parou sobre o lugar onde estava a criança.
10 Vendo a estrela, alegraram-se grandemente,
11 e entrando na casa encontraram a criança com Maria, sua mãe; e, ajoelhando-se, adoraram-no. Abrindo seus tesouros apresentaram-lhe presentes: ouro, incenso e mirra.
12 Sendo avisados por sonho afim de que não retornassem para Herodes, por outro caminho voltaram à sua terra.
13 Havendo eles retornado, eis que um anjo do Senhor apareceu em sonho a José, dizendo: Levanta-te, pega a criança e a sua mãe e foge para o Egito; e permanece lá  até que te diga. Eis que Herodes vai procurar a criança para matá-la.
14 Ele, então, erguendo-se, apanhou a criança e a sua mãe, a noite, e foi para o Egito.
15 E ficou lá até a morte de Herodes, afim de que se cumprisse o que está escrito pelo Senhor através do profeta, dizendo: Do Egito chamei o meu filho.
16 Herodes, vendo que havia sido enganado pelos magos, irou-se muito e mandou matar todas as crianças que havia em Belém e em seus arredores, de dois anos para baixo, conforme o tempo que havia inquirido dos magos.
17 Neste tempo cumpriu-se o que havia sido escrito por Jeremias, o profeta, dizendo:
18 Em Ramá ouviu-se uma voz, pranto e choro, e grande lamentação: Raquel chorando seus filhos e não querendo ser consolada, porque não mais existem.
19 Morrendo Herodes, eis que um anjo do Senhor apareceu a José no Egito,
20 dizendo: Levanta-te, apanha a criança e a sua mãe e vai para Israel. Estão mortos os que buscavam a morte da criança.
21 Ele, então, erguendo-se apanhou a criança e a sua mãe e foi para Israel.
22 Ouvindo que Arquelau reinava sobre a Judéia no lugar de Herodes, seu pai, temeu ir para lá. Avisado através de um sonho, partiu para a região da Galileia.
23 E, tendo ido, foi habitar numa cidade chamada Nazaré, afim de que se cumprisse o que fora dito pelos profetas, que ele será chamado de Nazareno.

Nenhum comentário: