INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

terça-feira, 12 de abril de 2016

Septuaginta - 3 Reis (1 Reis) - Capítulo 12

1 O rei Roboão foi para Siquém, pois que todo o Israel estava indo para lá, a fim de o fazerem rei.
2, 3 E o povo falou ao rei Roboão, dizendo: Teu pai fez pesado o nosso jugo;
4 porém tu, agora, alivia um pouco do serviço duro de teu pai e de seu pesado jugo que nos impôs, e te serviremos.
5 Mas ele disse-lhes: Ide por três dias, e, depois, voltai a mim. E eles partiram.
6 O rei levou o assunto para os anciãos, os quais estavam perante Salomão, seu pai, enquanto ele ainda estava vivo, dizendo: Como aconselhais vós que eu responda a este povo?
7 E eles lhe falaram, dizendo: Se quiseres, neste dia, ser um servo deste povo, e o servires e falar-lhes boas palavras, então eles serão teus servos para sempre.
8 Porém, ele abandonou o conselho que os anciãos lhe deram, indo tomar conselho com os jovens que haviam crescido com ele, e que estavam em sua presença.
9 E disse-lhes: Que me aconselhais vós? E que responderei a este povo que fala comigo, dizendo: Alivia um pouco o jugo que teu pai nos impôs?
10 Os jovens que haviam crescido com ele, os quais estavam diante de sua face, falaram-lhe: Assim dirás a este povo que falou contigo, dizendo: Teu pai fez pesado o nosso jugo. Faze-o, agora, mais leve para nós; assim hás de dizer-lhes: Meu dedo mínimo é mais grosso do que os lombos de meu pai.
11 Se meu pai vos sobrecarregou com um jugo pesado, eu ainda aumentarei mais o vosso jugo. Meu pai vos castigou com açoites, eu, porém, vos castigarei com escorpiões.
12 Todo o Israel veio ao rei Roboão, ao terceiro dia, conforme o rei falara com eles, dizendo: Voltai a mim ao terceiro dia.
13 E o rei respondeu ao povo duramente. Roboão desprezou o conselho que os anciãos haviam lhe dado.
14 E falou-lhes conforme o conselho dos jovens, dizendo: Meu pai agravou o vosso jugo, contudo eu irei adicionar mais ao seu jugo; meu pai vos castigou com açoites, eu, porém, vos castigarei com escorpiões.
15 O rei não deu ouvidos ao povo, porquanto a mudança vinha do Senhor, para que pudesse estabelecer a sua palavra que falara por intermédio de Aías, o silonita, acerca de Jeroboão, filho de Nebate.
16 Todo o Israel viu que o rei não lhes dera ouvidos. E o povo respondeu ao rei, dizendo: Que parte temos nós em Davi? Nem temos nós herança no filho de Jessé. Parti, ó Israel, para as vossas tendas! Alimenta, agora, a tua própria casa, Davi. Então Israel se foi para as suas tendas.
17, 18 O rei enviou a Adorão, que estava sobre os tributos; mas eles o apedrejaram, e morreu. E o rei Roboão se apressou a subir a fim de fugir para Jerusalém.
19 Assim Israel se rebelou contra a casa de Davi, até o dia de hoje.
20 Mas sucedeu, ouvindo todo o Israel que Jeroboão tinha voltado do Egito, que eles mandaram chamá-lo para a assembleia e o fizeram rei sobre Israel; e ninguém seguiu a casa de Davi, senão somente as tribos de Judá e Benjamin.
21 Então Roboão foi para Jerusalém e reuniu a congregação de Judá e a tribo de Benjamim, cento e vinte mil homens jovens, guerreiros, para lutar contra a casa de Israel, a fim de recuperar o reino a Roboão, filho de Salomão.
22 Mas a palavra do Senhor veio a Semaías, o homem de Deus, dizendo:
23 Fala a Roboão, filho de Salomão, rei de Judá, e à toda a casa de Judá e Benjamim, e ao restante do povo, dizendo:
24 Assim diz o Senhor: Vós não devereis subir, nem lutar com vossos irmãos, os filhos de Israel. Retornai cada um para a sua própria casa, porque esta coisa veio de mim. E eles obedeceram à palavra do Senhor, abstendo-se de subir, de acordo com o seu mandado.
25 Jeroboão edificou Siquém na montanha de Efraim, e habitou nela; e, saindo de lá, construiu a Fanuel.
26 Disse Jeroboão no seu coração: Eis que, agora, o reino voltará para a casa de Davi.
27 Se este povo subir para fazer sacrifícios na casa do Senhor em Jerusalém o coração das pessoas voltará para o Senhor, e para o seu senhor, Roboão, rei de Judá; e matar-me-ão.
28 Então o rei tomou conselho, e foi e fez duas novilhas de ouro, dizendo ao povo: Basta-vos de ter ido, até agora, para Jerusalém; eis os teus deuses, ó Israel, que te fizeram subir da terra do Egito!
29 Pôs uma delas em Betel, e a outra em Dã.
30 E tornou-se isto em pecado, porquanto as pessoas foram até Dã, abandonando a casa do Senhor.
31 Também fez ele casas nos altos, e constituiu sacerdotes de quaisquer do povo, que não eram dos filhos de Levi.
31a Seu jovem filho estava doente com uma doença muito grave, então Jeroboão quis consultar sobre a criança, e disse a sua esposa Ano: Levanta-te, vai, consulta a Deus sobre a criança, se ela se recuperará de sua doença. 
31b Ora, havia um homem em Silo, cujo nome era Aías, o qual era de sessenta anos de idade, e a palavra do Senhor estava com ele. Disse Jeroboão à sua mulher: Levanta-te, toma em tuas mãos um pão para o homem de Deus, bolos para os seus filhos, passas de uvas e um pote de mel. 
31c Então a mulher se levantou, tomando o pão e dois bolos em suas mãos, passas de uvas e um pote de mel, levando-os para Aías. Entretanto, o homem era velho e os seus olhos estavam escurecidos, de modo que não podia ver. 
31d Levantou-se ela, saindo de Zeredá, e foi. Mas sucedeu, quando ela tinha entrado na cidade para ir a Aías, o silonita, que este disse ao seu servo: Sai, agora, ao encontro de Ano, mulher de Jeroboão, e diz-lhe: Entra, não fica aí, parada, porque assim diz o Senhor: Envio-te notícias dolorosas. 
31e Ano entrou à presença do homem de Deus, com bolos e um pote de mel, e ele disse: Assim diz o Senhor: Eis que despedir-te-ás de mim; e acontecerá, quando tiveres entrado na cidade, em Zeredá, que as tuas donzelas sairão para encontrar-te, e dirão: A criança é morta. 
31f Pois assim diz o Senhor: Eis que irei destruir todos os homens de Jeroboão. Os mortos de Jeroboão que estiverem na cidade os cães os comerão, e os que morrerem no campo serão comidos pelos pássaros. Ele lamentará a criança, dizendo: Ai de mim, Senhor! Pois foi encontrada nele alguma coisa boa, com respeito ao Senhor. 
31g A mulher partiu, tendo ouvido isso. E aconteceu, quando ela entrou em Zeredá, que a criança morreu. E saíram pranteadores para recebê-la.
32 E Jeroboão ordenou uma festa no oitavo mês, no dia quinze do mês, de acordo com a festa na terra de Judá.
33 E subiu ao altar que levantara, em Betel, para sacrificar às novilhas que fizera, colocando lá os sacerdotes dos altos que havia estabelecido. Ele foi até o altar que tinha feito, no décimo quinto dia do oitavo mês, durante a festa que criara de seu próprio coração. Fez ele, pois, uma festa para os filhos de Israel; e subiu ao altar para sacrificar.

Nenhum comentário: