INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quarta-feira, 13 de abril de 2016

Septuaginta - 3 Reis (1 Reis) - Capítulo 13

1 Eis que de Judá veio um homem de Deus, pela palavra do Senhor, à Betel; e Jeroboão estava junto ao altar, para sacrificar.
2 Clamou ele contra o altar, por ordem do Senhor, e disse: Ó altar, altar! Assim diz o Senhor: Eis que um filho nascerá para a casa de Davi, cujo nome será Josias. Ele oferecerá sobre ti os sacerdotes dos lugares altos, aqueles mesmos que sacrificam sobre ti; e queimará ossos de homens sobre ti.
3 Nesse dia, ele deu um sinal, e disse: Esta é a palavra que o Senhor falou, dizendo: Eis que o altar será fendido, e a gordura que está sobre ele se derramará.
4 E aconteceu quando o rei Jeroboão ouviu as palavras do homem de Deus, as quais ele clamou sobre o altar que estava em Betel, que o rei estendeu a sua mão de sobre o altar, dizendo: Agarrai-o!. E eis que a mão que estendeu contra ele murchou e secou-se, e não podia puxá-la de volta para si mesmo.
5 O altar se fendeu, e a gordura derramou-se dele, conforme o sinal que o homem de Deus entregara, pela palavra do Senhor.
6 Então o rei Jeroboão disse ao homem de Deus: Roga ao Senhor, teu Deus, a fim de que a minha mão me seja restaurada. O homem de Deus suplicou ao Senhor e ele restaurou a mão do rei, tornando-se como era antes.
7 E o rei disse ao homem de Deus: Entra comigo na casa, e janta; e dar-te-ei um presente.
8 Mas o homem de Deus disse ao rei: Ainda que me desses a metade da tua casa eu não entraria contigo. E não comerei pão nem beberei água neste lugar; porquanto assim o Senhor me alertou pela sua palavra, dizendo:
9 Não comas pão nem bebas água, e não voltes pelo caminho por onde vieste.
10 Então ele partiu por outro caminho; e não voltou pelo caminho por onde viera para Betel.
11 Morava em Betel um velho profeta. Seus filhos vieram e contaram-lhe tudo que o homem de Deus fizera naquele dia em Betel, e as palavras que falara ao rei; e eles mudaram o rosto de seu pai.
12 E seu pai falou-lhes, dizendo: Por que caminho ele se foi? Então seus filhos mostraram-lhe o caminho pelo qual o homem de Deus que viera de Judá havia subido.
13 Disse ele a seus filhos: Selai-me o jumento. Selaram-lhe o jumento e ele montou,
14 indo após o homem de Deus. Achando-o sentado debaixo de um carvalho, disse-lhe: És tu o homem de Deus que veio de Judá? Respondeu-lhe ele: Eu sou.
15 E ele lhe disse: Vem comigo, e come pão.
16 Ele, porém, respondeu: Não poderei, de maneira alguma, ir contigo; e não comerei pão nem beberei água neste lugar;
17 pois assim o Senhor me ordenou com a sua palavra, dizendo: Não comas pão nem bebas água naquele lugar; e não voltes de lá pelo caminho por onde vieste.
18 Porém, ele disse-lhe: Também eu sou profeta como tu és, e um anjo me falou pela palavra do Senhor, dizendo: Faze-o voltar contigo a tua casa, e que ele coma pão e beba água. No entanto, mentia para ele.
19 Fê-lo, pois, voltar. E ele comeu pão e bebeu água em sua casa.
20 E sucedeu, enquanto eles estavam sentados à mesa, que a palavra do Senhor veio ao profeta que o tinha feito voltar;
21 e falou com o homem de Deus que viera de Judá, dizendo: Assim diz o Senhor: Porquanto resististe a palavra do Senhor, e não guardaste o mandamento que o Senhor teu Deus te ordenou,
22 mas retornaste, e comeste pão e bebeste água no lugar acerca do qual ele te falara, dizendo: Não comerás pão e não beberás água ali; por este motivo o teu corpo, de modo algum, entrará no sepulcro de teus pais.
23 Sucedeu, depois de ter comido pão e bebido água, que selaram-lhe o jumento; e ele, voltando-se, partiu.
24 Porém um leão o encontrou no caminho, e o matou. O seu corpo ficou atirado no caminho, e o jumento permanecia parado junto dele. Também o leão estava junto ao corpo.
25 Eis que alguns homens iam passando e viram o cadáver estendido no caminho, e o leão que estava junto ao cadáver. Então eles entraram e falaram disto na cidade onde o velho profeta habitava.
26 O profeta que o tirara para fora do caminho ouviu-o, e disse: Este é o homem de Deus que se rebelou contra a palavra do Senhor.
27 28 E foi, encontrando o corpo estendido no caminho; e o jumento e o leão estavam junto ao corpo. O leão não tinha devorado o corpo do homem de Deus nem despedaçado o jumento.
29 Levantou o profeta o cadáver do homem de Deus e o pôs em seu jumento, trazendo-o de volta à sua cidade, a fim de enterrá-lo em seu próprio túmulo;
30 e lamentaram-no, dizendo: Ai, meu irmão.
31 Mas aconteceu, depois que ele o tinha lamentado, que falou a seus filhos, dizendo: Quando eu morrer enterrem-me neste túmulo em que o homem de Deus está sepultado; ponham-me ao lado de seus ossos, para que os meus ossos sejam preservados com os seus.
32 Porque, certamente, virá o assunto a suceder, a qual ele falou pela palavra do Senhor contra o altar de Betel e contra as casas altas em Samaria.
33 Depois disso, Jeroboão não abandonou o seu pecado, porém voltou atrás e fez de parte do povo sacerdotes dos lugares altos. A quem queria ele o consagrava, e ele mesmo se tornou um sacerdote para os lugares altos.
34 Isso se tornou em pecado à casa de Jeroboão, levando à sua destruição e retirada da face da terra.

Nenhum comentário: