INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

sexta-feira, 15 de abril de 2016

Septuaginta - 3 Reis (1 Reis) - Capítulo 15

1 No décimo oitavo ano do reinado de Jeroboão, filho de Nebate, Abias, filho de Roboão, reinou sobre Judá.
2 Reinou ele por três anos em Jerusalém. O nome de sua mãe era Maaca, filha de Absalão.
3 E andou nos pecados de seu pai, que ele praticara em sua presença. E o seu coração não foi perfeito para com o Senhor seu Deus como fora o de Davi, seu pai.
4 Contudo, por causa de Davi, o Senhor lhe deu um remanescente a fim de que pudesse estabelecer seus filhos depois dele e firmar Jerusalém;
5 Porquanto Davi fez o que era reto aos olhos do Senhor, não se desviando de qualquer coisa que ele lhe ordenara, em todos os dias da sua vida.
6, 7 Mas o resto da história de Abias, e tudo quanto fez, não está, tudo isso, escrito no livro das Crônicas dos Reis de Judá? E houve guerra entre Abias e Jeroboão.
8 Dormiu Abias com seus pais, no vigésimo quarto ano de Jeroboão, sendo sepultado com seus pais na cidade de Davi; e Asa, seu filho, reinou em seu lugar.
9 No vigésimo quarto ano de Jeroboão, rei de Israel, Asa começa a reinar sobre Judá.
10 Reinou ele quarenta e um anos em Jerusalém. O nome de sua mãe era Ana, filha de Absalão.
11 Asa fez o que era reto aos olhos do Senhor, como Davi, seu pai.
12 Ele tirou os sodomitas da terra, e aboliu todas as práticas que seus pais haviam acrescentado.
13 Também removeu a Ana, sua mãe, da dignidade de rainha, porquanto ela fizera uma reunião em seu bosque. Asa destruiu o seu retiro e o queimou com fogo no ribeiro de Cedrom.
14 Tão somente ele não tirou os altos. Contudo, o coração de Asa foi perfeito para com o Senhor em todos os seus dias.
15 Ele trouxe as colunas de seu pai, e também trouxe suas próprias colunas de ouro e de prata, para a casa do Senhor, e os seus vasos.
16 Houve guerra entre Asa e Baasa, rei de Israel, todos os seus dias.
17 Baasa, rei de Israel, subiu contra Judá, edificando a Ramá, de modo que ninguém podia sair nem entrar para Asa, rei de Judá.
18 Então Asa tomou toda a prata e o ouro que se achavam nos tesouros da casa do Senhor e nos tesouros da casa do rei, entregando-os nas mãos de seus servos. E o rei Asa os enviou para o filho de Hadade, filho de Tabrimom, filho de Heziom, rei da Síria, que habitava em Damasco, dizendo:
19 Estabeleçamos uma aliança entre mim e ti, e entre meu pai e teu pai. Eis que enviei-te ouro e prata como presentes. Anula a tua aliança com Baasa, rei de Israel, a fim de que ele se afaste de mim.
20 O filho de Hadade deu ouvidos ao rei Asa, enviando os chefes de suas forças para as cidades de Israel; e feriram a Ijom, Dã e Abel-Bete-Maaca, e a todo o distrito de Quinerete, com toda a terra de Naftali.
21 Aconteceu, quando Baasa ouviu isto, que ele deixou de edificar a Ramá, voltando para Tirza.
22 O rei Asa deu ordem a todo o Judá, sem exceção, e eles recolheram as pedras de Ramá e a sua madeira, com que Baasa a edificava. E o rei Asa construiu com este material sobre toda a colina de Benjamim, e a torre de vigia.
23 Mas o resto da história de Asa, e todos os seus grandes feitos que realizou, e as cidades que edificou, não se encontram estes escritos no livro das Crônicas dos Reis de Judá? Todavia, no tempo da sua velhice padeceu ele dos pés.
24 Asa dormiu com seus pais e foi sepultado com eles na cidade de Davi, seu pai; e seu filho Josafá reinou em seu lugar.
25 Nadabe, filho de Jeroboão, reinou sobre Israel no segundo ano de Asa, rei de Judá; e reinou dois anos em Israel.
26 Fez ele o que era mau aos olhos do Senhor, andando no caminho de seu pai, como também nos pecados com que fez Israel pecar.
27 Baasa, filho de Aías, que estava sobre a casa de Belaan, filho de Aías, conspirou contra ele e o feriu em Gibetom dos filisteus; pois Nadabe e todo o Israel estavam sitiando Gibetom.
28 Baasa o matou no terceiro ano de Asa, filho de Abias, rei de Judá; e reinou em seu lugar.
29 E aconteceu que quando ele reinou feriu a toda a casa de Jeroboão, não deixando vivo nenhum que respirasse, até que o destruiu totalmente, de acordo com a palavra do Senhor que ele falara por intermédio de seu servo Aías, o silonita,
30 a respeito dos pecados de Jeroboão, nos quais levou Israel a pecar, por causa da provocação com a qual irritara ao Senhor, Deus de Israel.
31 Mas o resto da história de Nadabe, e tudo quanto fez, não estão tais coisas escritas no livro das Crônicas dos Reis de Israel?
32, 33 No terceiro ano de Asa, rei de Judá, Baasa, filho de Aías, começou a reinar sobre Israel em Tirza, e reinou por vinte e quatro anos.
34 Ele fez o que era mau aos olhos do Senhor, andando no caminho de Jeroboão, filho de Nebate, e nos seus pecados com os quais fez Israel pecar.

Nenhum comentário: