INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

sábado, 16 de abril de 2016

Septuaginta - 3 Reis (1 Reis) - Capítulo 16

1 A palavra do Senhor veio por intermédio de Jeú, filho de Hanani, a Baasa, dizendo:
2 Porquanto levantei-te da terra e te constituí príncipe sobre o meu povo de Israel, contudo tens andado no caminho de Jeroboão e tens feito o meu povo Israel pecar para provocar-me com as suas vaidades,
3 eis que suscito os inimigos de Baasa e da sua casa; e farei a tua casa como a casa de Jeroboão, filho de Nebate.
4 Aquele que morrer de Baasa na cidade os cães o devorarão, e o que morrer no campo as aves do céu o comerão.
5 Ora, o restante da história de Baasa, e tudo o que ele fez, os seus atos poderosos, não estão esses escritos no livro das Crônicas dos Reis de Israel?
6 Baasa dormiu com seus pais, e o sepultaram em Tirza. Elá, seu filho, reinou em seu lugar.
7 E o Senhor falou por intermédio de Jeú, filho de Hanani, contra Baasa e contra a sua casa, por causa de todo o mal que ele praticou diante do Senhor para o provocar à ira com as obras das suas mãos, a fim de ser como a casa de Jeroboão; e, por este motivo, ele o feriu.
8 Elá, filho de Baasa, reinou sobre Israel dois anos, em Tirza.
9 Zinri, capitão de metade da sua cavalaria, conspirou contra Elá enquanto ele se encontrava em Tirza, bebendo e se embriagando na casa que tinha Arsa, o mordomo, naquela cidade.
10 Zinri entrou e o feriu, matando-o; e reinou em seu lugar.
11 E aconteceu, quando ele reinou, assentando-se em seu trono,
12 que feriu a toda a casa de Baasa, conforme a palavra que o Senhor falara contra ela a Jeú, o profeta,
13 por causa de todos os pecados de Baasa e de seu filho Elá, pelo modo como ele conduziu a Israel, desviando-o para o pecado, a fim de provocar o Senhor Deus de Israel com as suas vaidades.
14 Mas o restante dos atos de Elá, tudo o que fez, não estão estes escritos no livro das Crônicas dos Reis de Israel?
15 Zinri reinou em Tirza por sete dias, e o exército de Israel estava acampado contra a Gibetom dos filisteus.
16 E as pessoas ouviram dizer, no exército: Zinri conspirou e feriu o rei. Então os filhos de Israel fizeram Onri, capitão do exército, rei de Israel, naquele dia, no acampamento.
17 Onri subiu, e todo o Israel com ele, de Gibetom; e cercaram a Tirza.
18 Sucedeu, quando Zinri viu que a cidade fora tomada, que ele foi para a câmara interior da casa do rei e queimou-a sobre si, morrendo,
19 por causa de seus pecados que cometera fazendo o que era mau aos olhos do Senhor, de modo a andar no caminho de Jeroboão, filho de Nebate, e nos pecados com que fez Israel pecar.
20 Mas o restante da história de Zinri, e as suas conspirações, nas quais ele conspirou, não estão todos esses fatos escritos no livro das Crônicas dos Reis de Israel?
21 Então o povo de Israel se dividiu. Metade das pessoas foi atrás de Tibni, filho de Ginate, para o fazerem rei, e a outra metade das pessoas foi atrás de Onri.
22 As pessoas que seguiram a Onri prevaleceram sobre as pessoas que seguiram a Tibni, filho de Ginate. Tibni morreu e também Jorão, seu irmão; e Onri reinou após Tibni.
23 No trigésimo primeiro ano do rei Asa Onri começou a reinar, por doze anos, sobre Israel. Ele reinou seis anos em Tirza.
24 Onri comprou o monte Samaria de Semer, o senhor do monte, por dois talentos de prata; e construiu sobre o monte, chamando o nome do monte sobre o qual ele construíra a partir do nome de Semer, o senhor do monte: Samaria.
25 Onri fez o que era mau aos olhos do Senhor, agindo perversamente além de todos os que foram antes dele;
26 e andou em todos os caminhos de Jeroboão, filho de Nebate, e de seus pecados com que fez Israel pecar a fim de provocar o Senhor Deus de Israel com as suas vaidades.
27 Mas o restante dos atos de Onnri, e tudo o que ele fez, e todo o seu poder, não estão todas essas coisas escritas no livro das Crônicas dos Reis de Israel?
28 Onri dormiu com seus pais e foi sepultado em Samaria, e Acabe, seu filho, reinou em seu lugar. 
28a No ano undécimo de Onri, Josafá, filho de Asa, reinou, tendo trinta e cinco anos de idade no início do seu reinado; e reinou vinte e cinco anos em Jerusalém. O nome de sua mãe era Gezuba, filha de Seli. 
28b Andou ele no caminho de Asa, seu pai, não se desviando dele; entretanto, continuou a fazer o bem aos olhos do Senhor. Todavia não eliminou qualquer dos lugares altos, pois sacrificavam e queimavam incenso nos lugares altos. 
28c Mas os acordos de Josafá com o rei de Israel, e todos os seus grandes feitos que ele realizou, e os inimigos contra quem lutou, não estão, todos estes, escritos no livro das Crônicas dos Reis de Judá? 
28d Porém o que restara das prostituições que se praticavam nos dias de Asa, seu pai, ele removeu da terra. 
28e Naquele tempo não havia rei na Síria, somente um preposto. 
28f O rei Josafá fez um navio, em Társis, para ir a Ofir buscar ouro. Contudo ele não foi, pois o navio quebrou em Eziom-Geber. 
28g Então o rei de Israel disse a Josafá: Enviarei os teus servos junto com os meus servos, no navio. Josafá, no entanto, não o aceitou.
28h Josafá dormiu com seus pais, sendo sepultado com eles na cidade de Davi; e Jorão seu filho, reinou em seu lugar.
29 No segundo ano de Josafá, rei de Judá, Acabe, filho de Onri, reinou sobre Israel em Samaria, por vinte e dois anos.
30 Acabe fez o que era mau aos olhos do Senhor, agindo mais perversamente do que todos os que vieram antes dele.
31 Não foi suficiente para ele andar nos pecados de Jeroboão, filho de Nebate; porém tomou como esposa a Jezabel, filha de Etbaal, rei dos sidônios; e foi, e serviu a Baal, e o adorou.
32 Levantou ele um altar a Baal na casa de suas abominações, a qual ele construíra em Samaria.
33 Acabe também fez um bosque; e praticou ainda mais abominações para provocar o Senhor Deus de Israel e pecar contra a sua própria vida, a fim de que viesse a ser destruído. Ele fez o mal acima de todos os reis de Israel que vieram antes dele.
34 Em seus dias Hiel, o betelita, edificou a Jericó. Lançou-lhe ele as bases em Abirão, seu primogênito, e levantou-lhe as portas em Segube, seu filho mais novo, de acordo com a palavra do Senhor que ele falara por intermédio de Josué, filho de Num.

Nenhum comentário: