INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

sábado, 16 de abril de 2016

Septuaginta - 3 Reis (1 Reis) - Capítulo 17

1 O profeta Elias, o tesbita, de Tesbi de Gileade, falou a Acabe: Tão certo como vive o Senhor, Deus dos exércitos, o Deus de Israel em cuja presença estou, não haverá estes anos orvalho nem chuva senão pela palavra da minha boca.
2 E a palavra do Senhor veio a Elias, dizendo:
3 Sai daqui para o oriente, e esconde-te junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão.
4 Beberás da água do ribeiro, e eu irei ordenar aos corvos que te sustentem ali.
5 Elias fez conforme a palavra do Senhor, assentando-se junto ao ribeiro de Querite, diante do Jordão.
6 Os corvos lhe traziam pães pela manhã e carne à tarde; e ele bebia água do riacho.
7 Mas aconteceu, depois de algum tempo, que o ribeiro secou, porquanto não tinha havido chuva na terra.
8 E a palavra do Senhor veio a Elias, dizendo-lhe:
9 Levanta-te e vai para Sarepta, da terra sidônia. Eis que ordenei à uma mulher viúva a fim de dar-te o mantimento.
10 Então ele se levantou e foi para Sarepta, chegando à porta da cidade; e eis que uma mulher viúva estava lá, apanhando lenha. Elias clamou para ela, dizendo-lhe: Traze-me, peço-te, um pouco de água num vaso, para que beba.
11 E ela foi buscá-la. Mas Elias gritou para ela, dizendo: Traze-me, peço-te, um pedaço do pão que está na tua mão.
12 Disse a mulher: Tão certo como vive o Senhor teu Deus, não tenho eu um único bolo, mas apenas um punhado de farinha no vaso e um pouco de azeite na botija. Eis que estou indo para ajuntar dois gravetos, e vou preparar isto para mim e os meus filhos; e iremos comer e morrer.
13 Porém, Elias disse-lhe: Tem bom ânimo; vai, e faz de acordo com a tua palavra. Contudo, faz um bolo pequeno e traze-o para mim, antes; e, depois, farás algo para ti e para os teus filhos;
14 porque assim diz o Senhor: O jarro de farinha não se esvaziará e o azeite na botija não diminuirá, até o dia em que o Senhor der a chuva sobre a terra.
15 Então a mulher foi e fez assim; e comeram, ele, ela, e os seus filhos.
16 Entretanto, o jarro de farinha não se esvaziou, e o azeite na botija não diminuiu, de acordo com a palavra do Senhor que ele falara por intermédio de Elias.
17 Sucedeu, depois, que o filho da mulher, a dona da casa, estava doente; e a sua doença se agravou muito, até que não havia mais fôlego nele.
18 Então ela disse a Elias: Que tenho eu contigo, ó homem de Deus? Vieste para trazer os meus pecados à lembrança e matares o meu filho?
19 Elias, porém, respondeu à mulher: Dá-me o teu filho. E ele o tomou do seu regaço, levando-o para cima, até o quarto onde se hospedava; e deitou-o na cama.
20 Elias, então, clamou em alta voz, e disse: Ai de mim, ó Senhor, pelo testemunho da viúva que me hospeda! Tens feito mal para ela, matando-lhe o filho!
21 Soprou ele sobre a criança três vezes, e clamou ao Senhor, dizendo: Ó Senhor, meu Deus, faze, peço-te, com que a alma desta criança volte para ela.
22 E assim foi. E a criança chorou.
23 Elias levou-o para baixo, do quarto no andar superior, para a casa, e o deu a sua mãe. E disse: Vê, teu filho vive.
24 Então a mulher disse a Elias: Eis que reconheço que és homem de Deus, e a palavra do Senhor, que está na tua boca, é verdadeira.

Nenhum comentário: