INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

domingo, 17 de abril de 2016

Septuaginta - 3 Reis (1 Reis) - Capítulo 18

1 Aconteceu, depois de muitos dias, que a palavra do Senhor veio a Elias, no terceiro ano, dizendo: Vai, apresenta-te diante de Acabe; pois irei trazer a chuva sobre a face da terra.
2 Partiu, então, Elias para comparecer perante Acabe. E a fome era extrema em Samaria.
3 Acabe chamou a Obadias, o mordomo.  Mas Obadias temia muito ao Senhor.
4 E sucedeu, quando Jezabel feriu os profetas do Senhor, que Obadias tomou cem profetas e os escondeu, cinquenta em cada caverna, sustentando-os com pão e água.
5 Disse Acabe a Obadias: Vem, passemos através da terra, indo às fontes de água e aos ribeiros, à ver se, por qualquer meio, encontraremos erva para que se possam salvar os cavalos e as mulas; e que eles não desapareçam das tendas.
6 E fizeram uma divisão entre eles do caminho a percorrer. Acabe foi para um lado e Obadias foi por outro caminho, sozinho.
7 Obadias estava sozinho no caminho, quando Elias veio ao seu encontro, também só. Obadias adiantou-se, caindo sobre o seu rosto, e dizendo: Senhor meu, Elias, és tu, realmente?
8 Elias respondeu-lhe: Sou eu. Vai dizer a teu senhor: Eis que Elias está aqui.
9 Mas Obadias disse: Que pecado cometi eu, que entregas o teu servo na mão de Acabe, para ele me matar?
10 Como o Senhor teu Deus vive, não há uma nação ou reino aonde o meu senhor não tenha enviado em busca de ti. E se eles diziam: Ele não está aqui; então, por causa disso, ele incendiava o reino e os seus territórios; porquanto não te haviam encontrado;
11 E, agora, tu dizes: Vai, dize a teu senhor: Eis que Elias está aqui.
12 E acontecerá, quando tiver me afastado de ti, que o Espírito do Senhor te levará a uma terra que eu não sei qual é. Desta forma, irei entrar para relatá-lo a Acabe, mas ele não irá encontrar-te, e me matará. No entanto, teu servo teme ao Senhor desde a sua juventude.
13 Não foi dito a ti, meu senhor, o que fiz quando Jezabel matava os profetas do Senhor, pois que escondi a cem homens dos profetas do Senhor, cinquenta numa caverna e cinquenta em outra, sustentando-os com pão e água?
14 E, agora, dizes-me: Vai, dize a teu senhor: Eis que Elias está aqui. Contudo ele me mataria.
15 Entretanto, Elias disse-lhe: Tão certo como vive o Senhor dos Exércitos em cuja presença estou, hoje aparecerei diante dele.
16 Então Obadias foi ao encontro de Acabe e contou-lhe tudo; e Acabe apressou-se, indo ao encontro de Elias.
17 Sucedeu, quando Acabe viu a Elias, que ele lhe disse: És tu aquele que perverte a  Israel?
18 Respondeu-lhe Elias, dizendo: Eu não perverto Israel, porém, tu o fazes, e a casa de teu pai; porquanto abandonastes o Senhor, vosso Deus, e tens ido após os baalins.
19 Agora, pois, ordena que se reúna a mim todo o Israel no monte Carmelo, e os quatrocentos e cinquenta profetas da coisa vergonhosa, e os quatrocentos profetas dos bosques que comem à mesa de Jezabel.
20 E Acabe enviou mensageiros a todo o Israel, reunindo todos os profetas no monte Carmelo.
21 Então Elias aproximou-se deles, e disse-lhes: Quanto tempo hesitareis com ambos os pés? Se o Senhor é Deus, segui-o; mas se Baal o é, segui-o, então. O povo, porém, não respondeu uma só palavra.
22 Disse Elias ao povo: Permaneci apenas eu, como o único profeta do Senhor; mas os profetas de Baal são quatrocentos e cinquenta homens, e os profetas dos bosques quatrocentos.
23 Sejam trazidos para nós dois novilhos, e que eles escolham um para si e cortem-no em pedaços, pondo-os sobre a lenha. Contudo, não colocarão fogo na madeira. Eu prepararei o outro novilho, e também não acenderei fogo algum.
24 Invocareis em voz alta o nome de vossos deuses, enquanto eu invocarei o nome do Senhor meu Deus. E deverá acontecer que o Deus que responder, enviando fogo, ele é Deus. E todo o povo respondeu, dizendo: A palavra que falaste é boa.
25 Então disse Elias aos profetas da coisa vergonhosa: Escolhei para vós um novilho e preparai-o primeiro, porque sois muitos. Invocai, então, o nome do vosso deus; todavia, não acendais nenhum fogo.
26 E tomaram o bezerro, e prepararam-no; e invocaram o nome de Baal desde a manhã até o meio-dia, dizendo: Ouvi-nos, ó Baal, ouvi-nos! Mas não houve voz alguma, nem quem ouvisse; e eles corriam para cima e para baixo ao redor do altar que tinham feito.
27 Era já meio-dia, e Elias, o tisbita, zombava deles, dizendo: Clamai em alta voz, pois ele é um deus! Porventura estará meditando, ou, talvez, envolvido em algum negócio; ou, quem sabe, estará dormindo e deva ser despertado!
28 E clamavam com grande voz. Cortavam-se, também, de acordo com o seu costume, com facas e lancetas, até correr o sangue sobre eles.
29 E profetizaram até o cair da tarde. Mas sucedeu, chegada a hora de se oferecer o sacrifício, que Elias, o tisbita, falou aos profetas das abominações, dizendo: Preparai- vos para a oferta, porquanto irei oferecer o meu sacrifício. E puseram-se de lado, afastando-se.
30 Então disse Elias ao povo: Chegai-vos a mim. E todo o povo se chegou a ele.
31 Tomou Elias doze pedras, conforme o número das tribos de Israel, a quem o Senhor falara, dizendo: Israel será o teu nome.
32 E empilhou as pedras, invocando o nome do Senhor, reparando o altar que tinha sido quebrado e fazendo um rego que poderia acomodar duas medidas de sementes, ao redor dele.
33 Empilhou a madeira fendida no altar que tinha feito, cortando o holocausto e pondo-o sobre a lenha, ajeitando-o sobre o altar; e disse: Trazei-me quatro jarros de água, e derramai-a sobre o holocausto e sobre a lenha. E assim fizeram.
34 E disse: Fazei-o uma segunda vez. E eles fizeram o mesmo, pela segunda vez. E disse: Fazei-o uma terceira vez. E eles fizeram o mesmo, pela terceira vez.
35 A água corria ao redor do altar. E encheram a vala com água.
36 Então Elias clamou ao céu, dizendo: Senhor, Deus de Abraão, Isaque e Israel, responde-me, ó Senhor, responde-me no dia de hoje pelo fogo; e que todo este povo conheça que tu és o Senhor, o Deus de Israel, e que eu sou teu servo, e por amor de ti tenho feito essas obras.
37 Responde-me, ó Senhor, responde-me, e que este povo conheça que tu és o Senhor Deus, e tornaste para ti o coração deste povo.
38 Então caiu fogo do Senhor, vindo do céu, consumindo os holocaustos e a madeira, e a água que estava no rego. E o fogo lambeu as pedras e a terra.
39 Então todo o povo caiu sobre os seus rostos, e disseram: Verdadeiramente, o Senhor é Deus. Ele é Deus!
40 Disse Elias ao povo: Tomai os profetas de Baal, e não deixeis que nenhum deles escape. E tomaram-nos. Então Elias levou-os para o ribeiro de Quisom, e os mataram ali.
41 E disse Elias para Acabe: Sobe, come e bebe, pois há um som de chuva aproximando-se.
42 Acabe, então, subiu para comer e beber. Elias subiu ao monte Carmelo, e, inclinando-se por terra, pôs o rosto entre os joelhos;
43 e disse ao seu servo: Sobe, e olha para o mar. O servo olhou, e disse: Não há nada. Então Elias disse: Vai até lá novamente, por sete vezes.
44 O servo foi, novamente, por sete vezes. E sucedeu, à sétima vez, que uma nuvem pequena como a planta do pé de um homem apareceu com água. E Elias disse: Sobe, e fala para Acabe: Apronta o teu carro e desce, para que a chuva não te apanhe.
45 Mas sucedeu, enquanto estas coisas se passavam, que os céus se enegreceram com nuvens e vento, e caiu uma grande chuva. Então Acabe chorou, e foi para Jezreel.
46 Mas a mão do Senhor estava sobre Elias, e ele cingiu os lombos, indo a correr adiante de Acabe, para Jezreel.

Nenhum comentário: