INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

domingo, 17 de abril de 2016

Septuaginta - 3 Reis (1 Reis) - Capítulo 19

1 Acabe disse à sua esposa Jezabel tudo o que Elias havia feito, e como ele tinha matado os profetas a espada.
2 Jezabel enviou mensageiros a Elias, dizendo: Como tu és Elias e eu sou Jezabel, Deus o faça para mim e outro tanto, se eu não fizer a tua vida, por este mesmo tempo, amanhã, como a vida de um deles.
3 Então Elias temeu, e, levantando-se, partiu por sua própria vida, indo para Berseba, na terra de Judá, deixando ali o seu moço.
4 Ele se foi, caminho de um dia de viagem no deserto, assentando-se debaixo de um zimbro; e inquiriu a respeito de sua vida, se é que ele poderia morrer, dizendo: Basta, ó Senhor! Toma, peço-te, de mim a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais.
5 E deitou-se, dormindo lá, debaixo de uma árvore. Mas eis que alguém tocou-o, dizendo-lhe: Levanta-te e come.
6 Elias olhou, e eis que à sua cabeceira havia um bolo de farinha e uma botija de água. Então ele se levantou, comeu e bebeu, e voltou a deitar-se.
7 Mas o anjo do Senhor apareceu segunda vez, tocando-o, e disse-lhe: Levanta-te e come, pois a tua jornada está longe do fim.
8 Levantou-se ele, comendo e bebendo; e, com o sustento desse alimento, caminhou quarenta dias e quarenta noites a fim de subir a Horebe.
9 Ele entrou lá em uma caverna, descansando nela; e eis que a palavra do Senhor veio a ele, dizendo-lhe: Que fazes aqui, Elias?
10 E Elias respondeu: Tenho sido extremamente zeloso pelo Senhor Todo-Poderoso. Porquanto os filhos de Israel te abandonaram, escavaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada. Tão somente eu permaneci, e buscam a minha vida, para tomá-la.
11 E foi-lhe dito: Sairás, amanhã, e estarás diante do Senhor, no monte; e eis que o Senhor irá passar. Haverá um grande e forte vento rasgando as montanhas e esmagando as rochas, diante do Senhor; mas o Senhor não estará no vento. Depois do vento, um terremoto; mas o Senhor não estará no terremoto.
12 Depois do terremoto, um fogo; mas o Senhor não estará no fogo. E, depois do fogo, a voz de uma suave brisa.
13 E aconteceu, quando Elias ouviu isto, que ele envolveu o seu rosto na capa e saiu, ficando na entrada da caverna; e eis que uma voz veio a ele, e disse-lhe: Que fazes aqui, Elias?
14 Respondeu ele: Tenho sido extremamente zeloso pelo Senhor Todo-Poderoso; pois os filhos de Israel deixaram a tua aliança e têm derrubado os teus altares, e mataram os teus profetas à espada. Todavia eu permaneci, completamente só; e buscam a minha vida, para tomá-la.
15 Então o Senhor lhe disse: Vai, retorna. Irás ao caminho do deserto de Damasco e ungirás Hazael para ser rei sobre a Síria;
16 e a Jeú, filho de Ninsi, ungirás para ser rei sobre Israel; e Eliseu, filho de Safate, ungirás para ser profeta em teu lugar.
17 E virá a suceder àquele que escapar da espada de Hazael que Jeú o matará; e ao que escapar da espada de Jeú Eliseu o matará.
18 Entretanto, deixarás em Israel sete mil homens, todos os joelhos que não se dobraram a Baal e toda a boca que não o adorou.
19 Depois disso, partindo ele dali, encontrou a Eliseu, filho de Safate, arando com os bois. Havia doze juntas diante dele, que estava com a duodécima. Elias ultrapassou-o, lançando o seu manto sobre ele.
20 Eliseu deixou o gado e correu após Elias, dizendo-lhe: Irei beijar a meu pai, e seguirei após ti. Mas Elias disse-lhe: Volta, então, pois fiz algo em ti.
21 E ele voltou de o seguir. Tomou, em seguida, uma junta de bois e matou-os, cozendo-os com a sua aparelhagem; e deu-os ao povo, e comeram. Então ele se levantou, indo após Elias, e o serviu.

Nenhum comentário: