INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

terça-feira, 19 de abril de 2016

Septuaginta - 3 Reis (1 Reis) - Capítulo 20

1 O filho de Hadade reuniu todas as suas forças e subiu, cercando a Samaria, e trinta e dois reis com ele, com todos os seus cavalos e carros; subiram e cercaram Samaria, pelejando contra ela.
2 E enviou mensageiros à cidade, para Acabe, rei de Israel, dizendo-lhe: Assim diz o filho de Hadade:
3 A tua prata e o teu ouro são meus; as tuas mulheres e os teus filhos são meus.
4 O rei de Israel respondeu, dizendo-lhe: Como tu disseste, meu senhor, ó rei, eu sou teu e tudo o que é meu também é teu.
5 Porém os mensageiros vieram, novamente, e disseram-lhe: Assim diz o filho de Hadade: Eis que enviei mensageiros a ti, dizendo: Dar-me-ás a tua prata e o teu ouro, as tuas mulheres e os teus filhos.
6 Amanhã, a esta mesma hora, eu enviarei os meus servos a ti, e eles irão procurar na tua casa e nas casas dos teus servos; e será que todos os objetos desejáveis aos seus olhos, nos quais puserem as suas mãos, eles os levarão.
7 Então o rei de Israel chamou a todos os anciãos da terra, e disse-lhes: Tomai nota, agora, e considerai que este homem procura o mal; porque enviou-me mensageiros acerca de minhas mulheres, de meus filhos e de minhas filhas. Todavia, não tenho lhe tenho negado a minha prata e o meu ouro.
8 Os anciãos e todo o povo lhe disseram: Não lhe deis ouvidos, e não consintais nisso.
9 Então disse ele aos mensageiros do filho de Hadade: Dizei ao vosso senhor: Todas as coisas acerca das quais enviaste mensageiros ao teu servo, da primeira vez, irei fazer; contudo essa coisa eu não serei capaz de fazer. E os homens partiram, levando a resposta de volta para ele.
10 E o filho de Hadade enviou-lhe mensageiros, dizendo: Assim e assim Deus me faça, e outro tanto, se o pó de Samaria for suficiente para as raposas e para todas as pessoas, até mesmo para a minha infantaria.
11  Mas o rei de Israel respondeu-lhe, dizendo: Basta! Que o corcunda não se gabe como aquele que tem as costas retas.
12 Aconteceu, quando chegou esta resposta, que ele e todos os reis consigo estavam bebendo em suas tendas; e disse ele aos seus servos: Cavai uma trincheira. E eles fizeram uma trincheira contra a cidade.
13 Veio, então, um profeta a Acabe, rei de Israel, dizendo-lhe: Assim diz o Senhor: Viste esta grande multidão? Eis que a entrego, no dia de hoje, em tuas mãos; e saberás que eu sou o Senhor.
14 Acabe perguntou-lhe: De que maneira? E ele respondeu: Assim diz o Senhor: Pelos moços dos cabeças das províncias. E Acabe disse: Quem começará a peleja? E ele respondeu: Tu.
15 Então Acabe contou os moços dos cabeças das províncias, e eram duzentos e trinta; depois ele contou o povo, todos os homens aptos para a guerra, sete mil.
16 E saiu, ao meio-dia. Entretanto o filho de Hadade estava bebendo e embriagando-se em Sucote, ele e os reis, os trinta e dois reis seus aliados.
17 Os moços dos cabeças das províncias saíram primeiro. E relataram ao rei da Síria, dizendo: Há homens que saem de Samaria.
18 E ele lhes disse: Se saem pacificamente, tomai-os vivos; mas se saem para a guerra, tomai-os vivos, igualmente.
19 Entretanto, não deixeis os moços dos cabeças das províncias saírem da cidade. Então o exército, que estava por trás deles,
20 feriu cada qual ao seu adversário que lhe estava próximo; e cada um deles, uma segunda vez, feriu o homem que lhe estava próximo. E a Síria fugiu. Contudo Israel os perseguiu, e o filho de Hadade, o rei da Síria, fugiu no cavalo de um de seus cavaleiros.
21 O rei de Israel saiu e tomou todos os cavalos e os carros, ferindo o inimigo com uma grande matança entre os sírios.
22 Então o profeta chegou ao rei de Israel, e disse-lhe: Fortalece-te e fica atento, e vê o que hás de fazer; pois na virada do ano o filho de Hadade, rei da Síria, virá contra ti.
23 Entretanto, os servos do rei da Síria disseram-lhe: O Deus de Israel é um Deus dos montes, e não um Deus dos vales; por este motivo tem ele prevalecido contra nós. Todavia, se lutarmos contra eles na planície, verdadeiramente, nós prevaleceremos contra eles.
24 Portanto, faze isto: envia para longe os reis, cada um para o seu lugar, e substitui-os pelos príncipes.
25 Dar-te-emos um outro exército, de acordo com o exército que foi destruído, cavalaria de acordo com a cavalaria, e carros de acordo com os carros; e iremos lutar contra eles na planície, prevalecendo contra eles. E deu ele ouvidos à sua voz, fazendo desta maneira.
26 E sucedeu que, na virada do ano, o filho de Hadade passou revista à Síria e subiu para Afeque, à guerra contra Israel.
27 Os filhos de Israel haviam sido enumerados, e vieram ao seu encontro. Acampou-se Israel diante deles como dois pequenos rebanhos de cabras. A Síria, todavia, enchia a terra.
28 Vindo o homem de Deus, disse ao rei de Israel: Assim diz o Senhor: Porquanto a Síria disse: O Senhor Deus de Israel é um Deus dos montes, porém ele não é um Deus dos vales; por causa disto, entregarei este grande exército nas tuas mãos, e saberás que eu sou o Senhor.
29 E acamparam-se um defronte do outro, por sete dias. E sucedeu que ao sétimo dia a batalha começou e Israel feriu a Síria, até cem mil homens que estavam de de pé, em um único dia.
30 Os restantes fugiram para Afeque, para a cidade. E caiu o muro sobre os vinte e sete mil homens que restaram. O filho de Hadade fugiu e entrou em uma câmara interna, escondendo-se em um armário.
31 E disse aos seus servos: Conheço que os reis de Israel são reis clementes. Iremos, agora, colocar panos de saco sobre os nossos lombos e cordas aos pescoços; e sairemos ao rei de Israel a ver se, de alguma maneira, ele irá poupar nossas almas.
32 Então eles cingiram panos de sacos sobre os seus lombos e puseram cordas em cima de suas cabeças; e disseram ao rei de Israel: Teu servo, o filho de Hadade, diz: Que as nossas almas vivam, peço-te. E ele disse: Ainda vive ele? Pois é meu irmão.
33 Os homens tomaram isto como um presságio, e ofereceram libações. E eles pegaram a palavra da sua boca, dizendo-lhe: Teu irmão, o filho de Hadade. E ele falou: Ide buscá-lo. Então o filho de Hadade foi ao seu encontro, e fizeram-no subir até ele no carro.
34 Disse-lhe ele: As cidades que meu pai tomou a teu pai restaurar-te-ei, e farás para ti ruas em Damasco, como meu pai fez ruas em Samaria. Deixar-te-ei ir, com uma aliança. E fez um pacto com ele, deixando-o partir.
35 Mas um certo homem, dentre os filhos dos profetas, disse ao seu companheiro, pela palavra do Senhor: Fere-me, peço. O homem, porém, não quis feri-lo.
36 Então ele lhe disse: Porquanto não obedeceste à voz do Senhor, por este motivo acontecerá que, apartando-te tu de mim, um leão te ferirá. Então retirou-se dele, e um leão o encontrou, ferindo-o .
37 Depois, encontrou ele um outro homem, e disse-lhe: Fere-me, peço-te. E o homem o feriu; e, em feri-lo, deixou-o machucado.
38 Então o profeta foi e ficou perante o rei de Israel no caminho, vedando seus olhos com uma bandagem.
39 E aconteceu, quando o rei passou por ali, que ele gritou em voz alta para o rei, dizendo: Teu servo saiu para a guerra, e eis que certo homem trouxe-me um outro, dizendo: Guarda-me este homem. Se ele, de alguma maneira, vier a escapar, a tua vida responderá pela sua vida; ou pagarás um talento de prata.
40 Mas sucedeu que, estando o teu servo a olhar em volta para lá e para cá, o homem escapou. E o rei de Israel lhe disse: Eis que destruíste as armadilhas que coloquei.
41 Ele, então, apressando-se, retirou a venda de seus olhos; e o rei de Israel o reconheceu, pois era um dos profetas.
42 E ele disse: Assim diz o Senhor: Porquanto permitiste que escapasse de tua mão um homem designado para a destruição, a tua vida responderá pela sua vida, e o teu povo pelo seu povo.
43 Então o rei de Israel partiu, confundido e desanimado, indo para Samaria.

Nenhum comentário: