INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quinta-feira, 21 de abril de 2016

Septuaginta - 3 Reis (1 Reis) - Capítulo 21

1 Nabote, o jezreelita, possuía uma vinha perto da eira de Acabe, rei de Samaria.
2 Acabe falou a Nabote, dizendo: Dá-me a tua vinha, e irei fazer dela uma horta; pois está próxima de minha casa. Dar-te-ei outra vinha, melhor do que esta. Ou, se agradar-te, eu te darei o dinheiro, o preço desta tua vinha; e tê-la-ei para uma horta.
3 Porém Nabote respondeu a Acabe: Deus me guarde de que eu te entregue a herança de meus pais.
4 Então o espírito de Acabe perturbou-se; e deitou-se em sua cama, cobrindo o rosto; e não comeu mais pão.
5 Jezabel, sua esposa, foi até ele e falou-lhe, dizendo: Por que está o teu espírito perturbado, e por que não comes pão?
6 E respondeu-lhe: Porquanto falei a Nabote, o jezreelita, dizendo: Dá-me a tua vinha por dinheiro; ou, se quiseres, eu te darei outra vinha em seu lugar. Mas ele disse: Não te darei a herança de meus pais.
7 Disse-lhe Jezabel, sua esposa: É assim que ages agora, aquele que é rei sobre Israel? Levanta-te e come pão, e sejas o teu próprio mestre. Eu te darei a vinha de Nabote, o jezreelita.
8 Então ela escreveu uma carta em nome de Acabe, selando-a com o seu selo, e enviou a carta aos anciãos e aos homens livres que habitavam com Nabote.
9 Estava escrito na carta: Apregoem um jejum, e coloquem Nabote em um lugar principal entre as pessoas.
10 Posicionem dois homens, filhos de Belial, diante dele; e que testemunhem contra ele, dizendo: Amaldiçoou a Deus e ao rei. Então levem-no para fora e apedrejem-no; e que ele morra.
11 E os homens da sua cidade, os anciãos e os nobres que habitavam nela, fizeram o que Jezabel lhes ordenara, conforme tinha sido escrito nas cartas que lhes enviara.
12 E proclamaram um jejum, colocando Nabote em um lugar principal entre as pessoas.
13 Dois homens, filhos de Belial, entraram e assentaram-se em frente dele, e deram testemunho contra ele, dizendo: Tu tens blasfemado contra Deus e o rei. Então levaram-no para fora da cidade e o apedrejaram, e ele morreu.
14 E enviaram mensageiros à Jezabel, dizendo: Nabote foi apedrejado e está morto.
15 Sucedeu então, quando Jezabel ouviu isto, que ela disse para Acabe: Levanta-te e toma posse da vinha de Nabote, o jezreelita, o  qual não queria vendê-la para ti. Porquanto Nabote não está mais vivo, mas é morto.
16 Ouvindo Acabe que Nabote, o jezreelita, estava morto, rasgou as suas vestes e pôs-se de saco. Depois disto, Acabe levantou-se e desceu para a vinha de Nabote, o jezreelita, a fim de tomar posse dela.
17 O Senhor falou a Elias, o tisbita, dizendo:
18 Levanta-te e desce para encontrar Acabe, rei de Israel, que está em Samaria; pois ele está na vinha de Nabote, tendo ido até lá para tomar posse dela.
19 E falarás com ele, dizendo: Assim diz o Senhor: Da mesma maneira como mataste e tomaste posse, assim diz o Senhor, em todos os lugares onde os porcos e os cães lamberam o sangue de Nabote haverá cães lambendo o teu sangue; e as meretrizes deverão lavar-se no teu sangue.
20 Então disse Acabe a Elias: Já me achaste, inimigo meu? e ele respondeu: Achei-te. Porque perversamente vendeste a ti mesmo para fazer o mal aos olhos do Senhor, a fim de o provocar à ira.
21 Eis que eu trarei o mal sobre ti. Acenderei um fogo atrás de ti, e destruirei todos os homens de Acabe, o escravo e o livre, em Israel;
22 farei a tua casa como a casa de Jeroboão, filho de Nebate, e como a casa de Baasa, filho de Aías, por causa das provocações com as quais me irritaste, levando Israel a pecar.
23 E o Senhor também falou acerca de Jezabel, dizendo: Os cães a devorarão no interior da fortificação de Jezreel.
24 Aquele que morrer de Acabe na cidade, os cães o devorarão, e o que morrer dele no campo o devorarão as aves do céu.
25 Porquanto Acabe agiu perversamente, vendendo-se para fazer o que era mau aos olhos do Senhor, conforme a sua esposa Jezabel o levou ao erro;
26 e agiu abominavelmente, seguindo conforme a todas as abominações que os amorreus tinham praticado, a quem o Senhor havia destruído totalmente de diante dos filhos de Israel.
27 Por causa desta palavra, Acabe foi transpassado com tristeza, diante do Senhor; e ele chorou e rasgou o seu manto, cingindo um pano de saco sobre o seu corpo e jejuando. Pôs-se um pano de saco também no dia em que foi ferido Nabote, o jezreelita. E seguiu o seu caminho.
28 Então a palavra do Senhor veio pela mão de seu servo Elias, a respeito de Acabe; e o Senhor disse:
29 Viste como Acabe foi tocado em seu coração diante de mim? Não irei trazer o mal nos seus dias; entretanto, nos dias de seu filho trarei o mal.

Nenhum comentário: