INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quinta-feira, 21 de abril de 2016

Septuaginta - 3 Reis (1 Reis) - Capítulo 22

1 E ele descansou por três anos, não havendo neste tempo guerra entre a Síria e Israel.
2 Sucedeu que no terceiro ano Josafá, rei de Judá, desceu ao encontro do rei de Israel.
3 Então o rei de Israel disse aos seus servos: Não sabeis vós que Ramote-Gileade é nossa, e demoramo-nos para tirá-la das mãos do rei da Síria?
4 Disse o rei de Israel a Josafá: Irás conosco a Ramote-Gileade, para a batalha?
5 Josafá respondeu: Como eu sou, também tu és; como é o meu povo, assim é o teu povo; como são os meus cavalos, do mesmo modo são os teus cavalos. E Josafá, rei de Judá, disse ao rei de Israel: Consulta, peço-te, ao Senhor, neste dia.
6 Então o rei de Israel reuniu todos os profetas, cerca de quatrocentos homens. E o rei lhes disse: Subirei à Ramote-Gileade, à peleja, ou abster-me-ei? E eles disseram: Sobe, porque o Senhor irá, certamente, dá-la nas mãos do rei.
7 Entretanto, disse Josafá ao rei de Israel: Porventura não há aqui algum profeta do Senhor, a fim de que possamos consultar ao Senhor através dele?
8 E o rei de Israel respondeu a Josafá: Há um homem aqui para que possamos consultar o Senhor através dele; eu, no entanto, o odeio, porquanto ele não fala o bem a meu respeito, porém só o mal: Micaías, filho de Inlá. Mas Josafá, rei de Judá, disse: Não fale o rei assim.
9 Então o rei de Israel chamou um eunuco, e disse-lhe: Traze-me aqui, depressa, a Micaías, filho de Inlá.
10 O rei de Israel e Josafá, rei de Judá, estavam assentados, cada um no seu trono, tronos estes armados nos portões de Samaria; e todos os profetas profetizavam diante deles.
11 Zedequias, filho de Quenaaná, fez para si uns chifres de ferro, e disse: Assim diz o Senhor: Com estes ferirás os sírios, até que sejam consumidos.
12 E todos os profetas profetizavam da mesma maneira, dizendo: Sobe para Ramote-Gileade, pois esta coisa prosperará e o Senhor a entregará, e ao rei da Síria, em tuas mãos.
13 O mensageiro que foi chamar a Micaías falou com ele, dizendo-lhe: Eis que agora todos os profetas falam a uma só boca coisas boas a respeito do rei. Que as tuas palavras, portanto, sejam como as palavras de um deles, a fim de falar também coisas boas.
14 Porém, Micaías respondeu: Tão certo como vive o Senhor, conforme o que o Senhor me disser, isso falarei.
15 Veio ele ao rei, e este disse-lhe: Micaías, irei até Ramote-Gileade, à peleja, ou abster-me-ei? E ele disse: Sobe, e o Senhor a entregará nas mãos do rei.
16 O rei, entretanto, lhe disse: Quantas vezes hei de conjurar-te que me fales a verdade em nome do Senhor?
17 E ele disse: Não seja assim. Vi todo o Israel disperso pelos montes, como ovelhas sem pastor. E o Senhor disse: Não é Deus senhor destes? Que cada um retorne para a sua casa, em paz.
18 E o rei de Israel disse a Josafá, rei de Judá: Não te falei eu que este homem não profetiza o bem para mim, pois não fala nada senão o mal?
19 Micaías, porém, disse: Não seja desta maneira, uma vez que isto não vem de mim. Ouve a palavra do Senhor, porquanto a coisa não é assim. Mas eu vi o Deus de Israel assentado em seu trono, e todo o exército do céu se encontrava junto dele, à sua direita e à sua esquerda.
20 E disse o Senhor: Quem enganará a Acabe, rei de Israel, para que suba e caia em Ramote-Gileade? E um falava de uma maneira, outro de outra maneira.
21 Então saiu um espírito e se apresentou diante do Senhor, dizendo: Eu o enganarei.
22 E o Senhor disse-lhe: De que maneira? E ele respondeu: Irei, e serei um falso espírito na boca de todos os seus profetas. Ele, então, disse: Tu irás enganá-lo, sim, e prevalecerás; vai, e faze assim.
23 Agora, pois, eis que o Senhor pôs um espírito falso na boca de todos estes teus profetas; e o Senhor tem pronunciado o mal contra ti.
24 Então Zedequias, filho de Quenaaná, aproximou-se e feriu Micaías na face; e disse-lhe: Que tipo de espírito do Senhor falou em ti?
25 Micaías respondeu-lhe, dizendo: Eis que o verás, naquele dia, quando entrares numa câmara interior, a fim de te esconderes lá.
26 E disse o rei de Israel: Tomai a Micaías e levai-o para Semer, o guardião da cidade;
27 dizei a Joás, filho do rei, para colocar este homem na prisão e alimentá-lo com pão e água de angústia, até que eu volte em paz.
28 Mas Micaías disse-lhe: Se voltares em paz, o Senhor não tem falado por mim.
29 Então o rei de Israel subiu, e Josafá, rei de Judá, com ele, para Ramote-Gileade.
30 Disse o rei de Israel para Josafá, rei de Judá: Disfarçar-me-ei e entrarei na batalha; porém tu, coloca a minha roupa. Então o rei de Israel disfarçou-se e entrou na batalha.
31 Todavia o rei da Síria tinha ordenado aos trinta e dois capitães dos seus carros, dizendo: Lutai não contra pequenos ou grandes, mas tão somente contra o rei de Israel.
32 E sucedeu, vendo os capitães dos carros a Josafá, rei de Judá, que disseram eles: Este parece ser o rei de Israel. E cercaram-no, para lutar contra ele. Mas Josafá gritou.
33 E aconteceu que, vendo os capitães dos carros que ele não era o rei de Israel, o deixaram.
34 Entretanto, um de boa pontaria retesou o arco e feriu o rei de Israel entre os pulmões e o peitoral; e ele disse ao seu cocheiro: Volta, conduz-me para fora da batalha, porque estou ferido.
35 A guerra intensificou-se naquele dia (e o rei estava de pé na carruagem), contra a Síria, desde a manhã até à tarde. Derramou-se o sangue de seu ferimento para o fundo do carro, morrendo ele ao entardecer. E o sangue corria da ferida para o fundo do carro.
36 O arauto do exército ficou de pé, ao pôr do sol, dizendo: Que cada homem vá para a sua própria cidade e para a sua própria terra,
37 pois o rei está morto. Então eles foram para Samaria; e enterraram, lá, o rei.
38 E lavaram o carro na fonte de Samaria. Os porcos e os cães lamberam o sangue, e as meretrizes se lavaram nele, de acordo com a palavra do Senhor, que ele falara.
39 Mas o restante dos atos de Acabe, e tudo o que ele fez, a casa de marfim que construiu e todas as cidades que edificou, não estão essas coisas escritas no livro das Crônicas dos Reis de Israel?
40 Acabe dormiu com seus pais, e Acazias, seu filho, reinou em seu lugar.
41 Josafá, filho de Asa, reinou sobre Judá. No quarto ano de Acabe, rei de Israel, começou a reinar Josafá.
42 Trinta e cinco anos de idade tinha ele quando começou a reinar, e reinou vinte e cinco anos em Jerusalém. O nome de sua mãe era Azuba, filha de Sili.
43 Andou ele em todos os caminhos de Asa, seu pai; não se desviou deles, fazendo o que era reto aos olhos do Senhor. Tão somente que não retirou nenhum dos lugares altos. E o povo ainda sacrificava e queimava incenso nos altos.
44 E Josafá estava em paz com o rei de Israel.
45 Mas o restante dos atos de Josafá, e os seus grandes feitos, tudo o que ele fez, não estão essas coisas escritas no livro das Crônicas dos Reis de Judá?
46, 47, 48, 49, 50 Josafá dormiu com seus pais e foi sepultado com eles na cidade de Davi, seu pai; e Jeorão, seu filho, reinou em seu lugar.
51 Acazias, filho de Acabe, reinou sobre Israel, em Samaria, no ano dezessete de Josafá, rei de Judá. Acazias, filho de Acabe, reinou sobre Israel em Samaria por dois anos.
52 Fez ele o que era mau aos olhos do Senhor, andando no caminho de Acabe, seu pai, no caminho de sua mãe Jezabel e nos pecados da casa de Jeroboão, filho de Nebate, nos quais fez Israel pecar.
53 Ele serviu aos baalins e os adorou, provocando ao Senhor, Deus de Israel, conforme a tudo o que havia sido feito antes dele.

Nenhum comentário: