INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

sábado, 9 de abril de 2016

Septuaginta - 3 Reis (1 Reis) - Capítulo 7

1 Salomão construiu uma casa para si mesmo, em treze anos.
2 Construiu-a ele com madeira do Líbano. O seu comprimento era de cem côvados, a sua largura de cinquenta côvados e a sua altura de trinta côvados. Foi feita com três fileiras de pilares de cedros, os quais tinham peças laterais também de cedro.
3 Ele completou a casa, acima, com câmaras nas laterais dos pilares. O número dos pilares era de quarenta e cinco, quinze em cada fileira.
4 Havia três câmaras, espaço contra espaço, em três fileiras.
5 Todas as portas e espaços que formavam as câmaras eram quadrados, e de uma porta até a outra porta havia uma correspondência, em três fileiras.
6 Fez ele o pórtico das colunas, de cinquenta côvados de comprimento e cinquenta de largura; e o pórtico juntava-se a elas, na frente. Os pilares e a viga espessa estavam em frente da casa, nos pórticos.
7 Havia também o pórtico dos Assentos, onde ele iria julgar, o pórtico do Juízo.
8 A sua casa, onde ele deveria habitar, tinha um átrio semelhante aquele, de acordo com a obra. E ele também construiu a casa para a filha de Faraó, que tomara por mulher, de acordo com este pórtico.
9 Todas estas casas foram feitas de pedras de grande valor, esculpidas em intervalos por dentro, desde a fundação até o topo, e por fora até o grande tribunal
10 fundado com grandes pedras valiosas, pedras de dez e oito côvados de comprimento.
11 Também acima estavam pedras valiosas, de acordo com a medida de pedras lavradas, e cedros.
12 Havia três ordens de pedras lavradas ao redor do grande salão, e uma fileira de cedro esculpido. Assim Salomão acabou toda a sua casa.
13 O rei Salomão deu ordem para trazer a Hirão, de Tiro,
14 o filho de uma mulher viúva. Era, ele, da tribo de Naftali, e o seu pai um homem tírio. Trabalhava em bronze e era experimentado na arte, na habilidade e no conhecimento para realizar nele todas as obras. Foi ele trazido para o rei Salomão, e fazia todos os seus trabalhos.
15 Ele fundiu as duas colunas para a varanda da casa. De dezoito côvados era a altura de cada coluna, e a circunferência de catorze côvados, abrangendo a sua espessura. As suas caneluras eram de quatro dedos de largura. Da mesma maneira foi a outra coluna formada.
16 Fez ele dois capitéis fundidos para colocar no alto das colunas. De cinco côvados era a altura dum capitel, e de cinco côvados a altura do outro.
17 E ele fez dois enfeites de rede para cobrir os capitéis das colunas, uma rede para um capitel, e outra rede para o outro capitel;
18 e um trabalho com duas fileiras de romãs de bronze pendentes, em forma de rede, um trabalho suspenso, fileira sobre fileira. Da mesma maneira estruturou os ornamentos para o segundo capitel.
19 Sobre o alto das colunas ele fez um trabalho de lírios, contra o pórtico, de quatro côvados;
20 havia uma câmara sobre ambas as colunas, e acima, de cada lado, um complemento de largura igual à da câmara.
21 E ele levantou as colunas do pórtico do templo. Levantou ele uma coluna, chamando o seu nome Jaquim; e levantou a segunda coluna, chamando o seu nome Boaz.
22,23 Fez também o mar, tendo dez côvados de uma borda à outra, completamente circular. Sua altura era de cinco côvados, e a sua circunferência de trinta e três côvados.
24 Havia suportes por baixo de sua borda em redor, cercando-o, um a cada dez côvados. 
25 Havia doze bois sob o mar: três olhando para o norte, três para o oeste, três para o sul e três para o oriente. As suas partes posteriores estavam para dentro, com o mar acima deles.
26 A sua borda era como o trabalho da borda de um copo, em forma de lírio, e da espessura de um palmo.
27 Fez também dez bases de bronze. De cinco côvados era o comprimento de uma base, de quatro côvados a sua largura, e de seis côvados a sua altura.
28 Esse trabalho das bases foi formado com uma borda, havendo uma borda também entre as projeções.
29 Sobre as bordas, entre as projeções, havia leões, bois e querubins; e sobre as projeções, tanto acima como abaixo dos leões e bois, um trabalho de festões suspensos.
30 Havia quatro rodas de bronze para cada base. As bases de bronze nos seus quatro lados tinham, correspondendo a eles, peças laterais sob elas.
31 Havia eixos nas rodas, sob a base. 
32 A altura de cada roda era de um côvado e meio.
33 A feitura das rodas era como a de rodas de carros; seus eixos, suas cambas e o resto de sua obra, tudo fundido.
34 As quatro peças laterais ficavam nos quatro cantos de cada base; suas extremidades superiores eram formadas da própria base.
35 A metade de um cúbito era o tamanho do cinto no topo da base, onde estava a extremidade superior de seus espaços e bordas; e havia uma abertura na parte superior dos seus espaços.
36 Nas suas bordas haviam gravados querubins, leões e palmeiras em pé, cada qual ligada na frente, pela parte de dentro e em redor.
37 Da mesma forma ele fez todas as dez bases, havendo uma só ordem e medida para todas.
38 Fez também dez bacias de bronze, cada bacia contendo quarenta batos e medindo quatro côvados. Cada uma delas estava assentada em uma das bases, ao longo das dez bases.
39 Pôs cinco bases à direita da casa e cinco à esquerda; e o mar foi colocado do lado direito da casa, para o leste, na direção do sul.
40 Fez Hirão, ainda, os caldeirões, as panelas e as bacias. Desta forma, Hirão acabou de fazer todas as obras que ele forjou para o rei Salomão na casa do Senhor, a saber:
41 As duas colunas e as obras trançadas das colunas sobre os seus capitéis, e as duas redes para cobrir as obras trançadas das estrias que estavam sobre as colunas;
42 as quatrocentas romãs para as obras de redes, duas fileiras de romãs para cada obra de rede, a fim de cobrir as obras trançadas das bases pertencentes a ambas as colunas;
43 as dez bases e as dez pias sobre as bases;
44 o mar e os doze bois debaixo do mar;
45 e os caldeirões, panelas e bacias, junto com todos os móveis que Hirão fez para o rei Salomão, para a casa do Senhor. E também os quarenta e oito pilares da casa do rei e da casa do Senhor. Todas as obras que Hirão fez para o rei eram inteiramente de bronze.
46 Na planície do Jordão ele os fez fundir, na terra argilosa entre Sucote e Zaretã.
47 Não houve acerto de contas do bronze com o qual ele fez todas estas obras. Devido a grande quantidade não havia registro do peso do bronze.
48 O rei Salomão tomou a mobília que Hirão havia feito para a casa do Senhor, o altar de ouro  e a mesa de ouro dos pães da proposição,
49 e pôs cinco castiçais à esquerda e cinco à direita, na frente do oráculo, os quais eram de ouro puro. Os candeeiros, as lâmpadas e as espevitadeiras também eram de ouro.
50 E foram feitos, de ouro puro, os pórticos, os pinos, as bacias, as colheres e os incensários dourados; e os painéis das portas da parte mais interna da casa, do Santo dos Santos, e as portas douradas do templo.
51 Deste modo a obra da casa do Senhor, que Salomão forjara, foi concluída. Ele trouxe as coisas santas de Davi, seu pai, e todas as suas próprias coisas santas; e colocou a prata, o ouro e os móveis nos tesouros da casa do Senhor.

Nenhum comentário: