INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

sábado, 9 de abril de 2016

Septuaginta - 3 Reis (1 Reis) - Capítulo 9

1 E sucedeu, quando Salomão terminou a construção da casa do Senhor e da casa do rei, e todas as suas obras, tudo o que ele desejara realizar,
2 que o Senhor lhe apareceu pela segunda vez, como aparecera em Gibeon.
3 E o Senhor lhe disse: Ouvi a voz de tua oração, a tua súplica que fizeste perante mim. Eu fiz por ti de acordo com toda a tua oração: santifiquei esta casa que edificaste a fim de colocar o meu nome nela para sempre; e os meus olhos e o meu coração estarão ali, continuamente.
4 Se andares perante mim como andou Davi teu pai, em santidade de coração e retidão, de modo a fazer de acordo com tudo o que eu lhe ordenei, e para manter os meus estatutos e os meus mandamentos,
5 então confirmarei o trono do teu reino em Israel para sempre, conforme falei a Davi, teu pai, dizendo: Não te faltará varão a governar Israel.
6 Porém, se vós e os vossos filhos se rebelarem, de qualquer modo, contra mim, não guardando os meus mandamentos e os meus estatutos, os quais Moisés vos propôs, e irdes servir a outros deuses e adorá-los,
7 então eu eliminarei Israel da terra que lhes dei, e esta casa que consagrei ao meu nome; lançá-la-ei para longe da minha presença. E Israel será uma desolação e um provérbio entre todas as nações.
8 E a respeito desta casa, que é tão alta, deverá ser que todo aquele que passar por ela se espantará e assobiará por sua causa. E dirão: Por que fez o Senhor, assim, a esta terra e a esta casa?
9 E se dirá: Porquanto deixaram ao Senhor, seu Deus, que tirou os seus pais do Egito, da casa da servidão, e se apegaram a deuses estranhos e os adoraram, servindo-os; por isso, o Senhor trouxe este mal sobre eles. Em seguida, Salomão levou a filha de Faraó da cidade de Davi para a casa que ele construíra para si mesmo, naqueles dias.
10 Durante os vinte anos em que Salomão estava construindo as duas casas, a casa do Senhor e a casa do rei,
11 Hirão, rei de Tiro, ajudou-o com madeira de cedro e de cipreste, com ouro e com tudo o que ele desejava. Então o rei deu a Hirão vinte cidades na terra da Galiléia.
12 Partiu Hirão de Tiro e foi a Galiléia para ver as cidades que Salomão lhe dera, e não lhe agradaram. Então ele disse:
13 O que são estas cidades que me deste, irmão? E ele as chamou terra de Cabul, nome pelo qual são chamadas até hoje.
14 Hirão trouxera a Salomão cento e vinte talentos de ouro.
15 Este foi o arranjo das provisões que o rei Salomão preparou a fim de edificar a casa do Senhor e a casa do rei, o muro de Jerusalém, e a cidadela; e a fim de fortificar a cidade de Davi, e a Assur, a Magdal, a Gézer, a Bete-Oron, a superior, a Jeder-Mote, a todas as cidades dos carros e a todas as cidades dos cavaleiros, e as fortificações de Salomão que ele se propôs a construir em Jerusalém e em toda a terra, 
16, 17, 18, 19, 20 de modo que nenhum dos povos viesse a oprimi-los, daqueles que restavam dos heteus, dos amorreus, dos ferezeus, dos cananeus, dos eveus, dos jebuseus e dos girgaseus, os quais não eram dos filhos de Israel, mas descendentes daqueles, e que tinham sido deixados com eles na terra, aos quais os filhos de Israel não puderam destruir totalmente. E Salomão fez deles tributários até o dia de hoje.
21, 22 Entretanto, com os filhos de Israel Salomão não fez nada disto. Estes eram, porém, os seus guerreiros, servos e governantes, capitães de terceira ordem e capitães dos seus carros e seus cavaleiros.
23, 24 Depois disso, Salomão levou a filha de Faraó da cidade de Davi para a sua casa, que ele edificara para si mesmo naqueles dias.
25, 26 E o rei Salomão construiu um navio em Eziom-Geber, perto de Elate, na praia da extremidade do mar, na terra de Edom.
27 Hirão enviou no navio, junto com os servos de Salomão, seus próprios servos, marinheiros de primeira, homens familiarizados com o mar.
28 Eles vieram para Ofir, tirando dali cento e vinte talentos de ouro; e os trouxeram ao rei Salomão.

Nenhum comentário: