INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quinta-feira, 21 de abril de 2016

Septuaginta - 4 Reis (2 Reis) - Capítulo 1

1 Moabe revoltou-se contra Israel, após a morte de Acabe.
2 Ora, Acazias caiu pelas grades que estavam em seu quarto alto, em Samaria, ficando enfermo; Então enviou mensageiros, dizendo-lhes: Ide, e perguntai a Baal-Mosca, o deus de Ecrom, se irei recuperar-me desta minha doença. E eles foram para perguntar-lhe.
3 Porém, um anjo do Senhor chamou Elias, o tisbita, dizendo-lhe: Levanta-te e vai ao encontro dos mensageiros de Acazias, rei de Samaria, e dize-lhes: Será que é porque não há Deus em Israel que ides consultar a Baal-Mosca, o Deus de Ecrom? Não deverá ser assim.
4 Pois assim diz o Senhor: A cama na qual subistes, tu não descerás dela; porque, certamente, morrerás. Então Elias foi e lhes disse isto.
5 Os mensageiros voltaram para Acazias, e ele perguntou-lhes: Por que voltastes?
6 E responderam: Um homem subiu ao nosso encontro, e nos disse: Ide, voltai para o rei que vos mandou, e dizei-lhe: Assim diz o Senhor: Não haverá Deus em Israel, para que vades a consultar a Baal-Mosca, o Deus de Ecrom? Não será assim. A cama na qual subiste, dela não descerás, pois hás de morrer.
7 Deste modo, eles voltaram e o relataram ao rei, conforme dissera Elias. E ele lhes perguntou: Como era o homem que veio até vós, falando estas palavras?
8 E responderam-lhe: Era um homem vestido de pelos e cingido com um cinto de couro em torno de seus lombos. Então ele disse: Este é Elias, o tisbita.
9 E enviou-lhe um capitão de cinquenta, com os seus cinquenta. Eis que foram até ele, e Elias estava assentado no topo de uma montanha. O capitão de cinquenta falou com ele, dizendo-lhe: Ó homem de Deus, o rei chama-te. Vem para baixo!
10 Contudo Elias respondeu, dizendo ao capitão de cinquenta: Se eu sou homem de Deus, fogo descerá do céu e consumirá a ti e aos teus cinquenta. Então desceu fogo do céu consumindo a ele e aos seus cinquenta.
11 O rei enviou uma segunda vez, para ele, outro chefe de cinquenta e os seus cinquenta. E o capitão de cinquenta falou-lhe, dizendo: Ó homem de Deus, assim diz o rei: Desce depressa.
12 Mas Elias respondeu-lhe, e disse: Se eu sou homem de Deus, fogo descerá do céu e consumirá a ti e aos teus cinquenta. Então desceu fogo do céu consumindo a ele e aos seus cinquenta.
13 O rei mandou mais uma vez um capitão e os seus cinquenta. O terceiro chefe de cinquenta veio, e pôs-se de joelhos diante de Elias, suplicando-lhe; e falou com ele, dizendo: Ó homem de Deus, que sejam preciosas aos teus olhos a minha vida e a vida destes cinquenta teus servos.
14 Eis que desceu fogo do céu e consumiu aqueles dois primeiros chefes de cinquenta. Agora, peço-te, que a minha vida seja preciosa aos teus olhos.
15 Então o anjo do Senhor falou com Elias, dizendo-lhe: Vai com ele, e não os temas. Elias levantou-se, descendo com ele ao rei.
16 Elias falou com ele, e disse-lhe: Assim diz o Senhor: Por que enviaste mensageiros para consultar a Baal-Mosca, deus de Ecrom? Não será assim. A cama na qual subiste dela não descerás; pois hás de morrer.
17 Assim, pois, ele morreu conforme a palavra do Senhor que Elias falara.
18 Mas o restante dos atos de Acazias, tudo quanto fez, não estão estes escritos no livro das Crônicas dos Reis de Israel? 
18a Jorão, filho de Acabe, reinou sobre Israel em Samaria por doze anos, começando no décimo oitavo ano de Josafá, rei de Judá; 
18b e ele fez o que era mau aos olhos do Senhor; não exatamente como seus irmãos nem como sua mãe, 
18c pois removeu as colunas de Baal que o seu pai fizera, e as esmiuçou. Tão somente que ele continuou nos pecados da casa de Jeroboão, nos quais levou Israel a pecar, não se afastando deles. 
18d E o Senhor estava mui zangado com a casa de Acabe.

Nenhum comentário: