INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

domingo, 10 de abril de 2016

Septuaginta - 3 Reis (1 Reis) - Capítulo 10

1 A rainha de Sabá ouviu falar do nome de Salomão e do nome do Senhor, e veio para prová-lo com enigmas,
2 chegando a Jerusalém com uma grande comitiva. Também vieram camelos trazendo especiarias, e muitíssimo ouro e pedras preciosas. Ela se apresentou a Salomão e disse-lhe tudo o que tinha no seu coração.
3 Salomão respondeu-lhe a todas as perguntas, não houve uma só questão negligenciada pelo rei, a qual ele não lhe tenha respondido.
4 A rainha de Sabá viu toda a sabedoria de Salomão e a casa que ele construíra;
5 as provisões de Salomão e os alojamentos de seus assistentes; a posição dos seus servos, as suas vestes, os seus copeiros e o holocausto que ele oferecia na casa do Senhor. Então ela ficou completamente fora de si,
6 e disse ao rei Salomão: Era verdade o que ouvi na minha terra das tuas palavras e da tua sabedoria.
7 Todavia, eu não acreditava nos que me falavam, até que vim e os meus olhos o viram; e eis que as palavras que me relataram não diziam a metade. Tu ultrapassas em bens tudo o que ouvi na minha terra.
8 Bem-aventuradas as tuas mulheres, benditos estes teus servos que estão continuamente diante de ti, que ouvem toda a tua sabedoria.
9 Bendito seja o Senhor teu Deus, que tomou prazer em ti e te colocou no trono de Israel. Porque o Senhor ama a Israel a fim de estabelecê-lo para sempre, e fez-te rei sobre eles, para julgar com justiça e em todas as suas causas.
10 Então ela deu a Salomão cento e vinte talentos de ouro e muitíssimas especiarias e pedras preciosas. Nunca haviam chegado quaisquer outras especiarias tão abundantes quanto as que a rainha de Sabá ofereceu ao rei Salomão.
11 O navio de Hirão que carregava o ouro de Ofir também trouxe muita madeira de sândalo e pedras preciosas.
12 O rei tornou a madeira de sândalo em contrafortes da casa do Senhor e da casa do rei, em liras e harpas para os cantores. Tal madeira de sândalo não tinha chegado naquela terra, nem sido vista em qualquer lugar, até o dia de hoje.
13 O rei Salomão deu à rainha de Sabá tudo o que ela desejou, tudo quanto pediu além do que ele lhe tinha dado pela sua própria vontade; e ela voltou, indo para a sua própria terra, ela e os seus servos.
14 O peso do ouro que se trazia a Salomão, a cada ano, era de seiscentos e sessenta e seis talentos de ouro,
15 além dos tributos dos que lhe estavam sujeitos, dos comerciantes e de todos os reis do país além do rio, e da princesa da terra.
16 Salomão fez trezentas lanças de ouro batido. Trezentos siclos de ouro compunham o peso de cada lança.
17 Fez também trezentos escudos de ouro batido. Três arráteis de ouro compunham o peso de cada escudo. E o rei os pôs na casa do bosque do Líbano.
18 O rei fez, ainda, um grande trono de marfim, dourando-o com ouro puro.
19 Tinha ele seis degraus, com bezerros em alto relevo por detrás, peças laterais de cada lado do lugar do assento, e dois leões, de pé, nestas peças laterais.
20 E doze leões, de pé, nos seis degraus, em ambos os lados. Nunca houve nada assim em qualquer outro reino.
21 Todos os vasos feitos por Salomão eram de ouro. As pias eram de ouro e todos os vasos da casa do bosque do Líbano eram de ouro puro. Não havia nada de prata, uma vez que ela não era considerada nos dias de Salomão.
22 Porque Salomão tinha um navio de Társis no mar, junto com os navios de Hirão. Um navio vinha ao rei a cada três anos, de Társis, carregado com ouro, prata, pedras lavradas e pedras cortadas. 
23 E Salomão prosperou, além de todos os reis da terra, em riqueza e sabedoria.
24 Todos os reis da terra buscavam a presença de Salomão para ouvir a sabedoria que o Senhor colocara em seu coração.
25 E traziam, cada um, os seus presentes: vasos de ouro, vestes, estoraque, especiarias, cavalos e mulas, de ano em ano.
26 Salomão tinha quatro mil éguas para os seus carros, e doze mil cavaleiros. Pô-los nas cidades dos seus carros e junto ao rei, em Jerusalém. E reinou sobre todos os reis, desde o rio até a terra dos filisteus e às fronteiras do Egito.
27 Tornou, o rei, o ouro e a prata em Jerusalém como pedras, e fez os cedros como os sicômoros da planície, pela sua multidão.
28 Vinham, os cavalos de Salomão do Egito, e os mercadores do rei eram da Cilicia; eles os recebiam da Cilícia por um preço.
29 Do Egito vinham um carro por cem siclos de prata e um cavalo por cinquenta siclos de prata. E assim era para todos os reis dos heteus e para os reis da Síria. Vinham, eles, por mar.

Nenhum comentário: